Paróquia de Santo António de Nova Oeiras

Paróquia de Santo António
de Nova Oeiras

No Cartório pode tratar de todos os assuntos relacionados com a marcação de batismos, celebração de matrimónios, pedidos de certidões, etc. O serviço de Cartório funciona nos seguintes horários:

Quarta e sexta-feira: 17:00 às 19:00 Sábado: 10:00 às 12:00

BATISMO

CATEQUESE

LITURGIA

CARIDADE

JUVENTUDE

FAMÍLIA

MOVIMENTOS

EVANGELIZAÇÃO

Envie a sua mensagem

APRESENTAÇÃO

Celebramos 5 missas dominicais com uma participação de mais de 1000 pessoas. Existem mais de 200 paroquianos comprometidos a servir, todas as semanas, nos 30 grupos pastorais que abrangem os três grandes pilares na ação pastoral da Igreja: evangelização, liturgia e caridade.

Queremos ser paróquia de discípulos-missionários que anuncia a Boa Nova, que vive a liturgia como expressão do encontro com Deus em todas as circunstâncias, e que se torna Igreja em saída para cuidar das periferias.

A caridade cristã é, de facto, a atividade pastoral com mais visibilidade e que mais interpela os não crentes, no meio da comunidade, e a que mais pontes constrói. Quando se fala do ministério sociocaritativo estamos a afirmar o paradigma dos cristãos, que é o amor, e a consequente preocupação com os mais pobres e os que mais sofrem.

Neste campo, e em pleno Ano da Caridade, além do apoio do Centro Social nas suas diversas valências (o Centro de Dia tem 30 utentes, o Apoio Domiciliário 80, cerca de 26 crianças no Centro de Estudos e mais 15 alunos no Centro de Cultura Sénior), queremos destacar que a paróquia apoia semanalmente mais de 50 famílias com o GAF (Grupo de Apoio à Família), tem um Centro Social com 4 valências uma Loja Social e, em Unidade Pastoral, estamos a acolher uma família de refugiados da Síria, e a apoiar o projeto “Do Outro Lado da Ponte” de uma escola católica em Benguela, Angola.

Também em Unidade Pastoral, colaboramos juntos em outras áreas pastorais com o PROJETO MARIA e PASCOM para a multimédia e comunicação, com a Pastoral Vocacional e também com a Pastoral da Família.

A Paróquia conta ainda com a forte participação de movimentos eclesiais, entre os quais o Caminho Neocatecumenal, os Escuteiros, Renovamento Carismático e Schoenstatt.

Esta paróquia promove a adoração semanal e da comunidade surgiram já várias vocações, entre as quais: um diácono e dois seminaristas ligados ao Caminho Neocatecumenal, algumas religiosas, uma família de missionários e algumas irmãs em missão em várias localidades.

Por fim, a comunidade de Nova Oeiras quer dar continuidade aos desafios propostos pela Constituição Sinodal de Lisboa, procurando escutar o mundo e olhar a Igreja em mudança de época, discernir com critérios evangélicos sobre a própria existência e experiência, não deixar as coisas como estão em ordem a uma conversão missionária e à construção de uma Igreja que seja presença do Reino de justiça e de paz, seja testemunha credível e contagiante da alegria do Evangelho.

PADROEIRO

Santo António, presbítero e doutor da Igreja, natural de Portugal, que, sendo cónego regular, ingressou na Ordem dos Menores recentemente fundada, para se entregar à propagação da fé entre os povos da África; mas foi na Itália e na França que, exercendo com muito fruto o ministério da pregação, atraiu muita gente à verdadeira doutrina. Escreveu sermões impregnados de doutrina e suavidade e, por ordem de São Francisco, ensinou teologia aos seus irmãos, até que em Pádua partiu deste mundo ao encontro do Senhor.