Obras de remodelação da igreja paroquial de São Julião da Barra

A Igreja também é a sua casa!

Ajude nas Obras de Remodelação da Igreja Paroquial de São Julião da Barra

Por que ajudar?

A crença católica ensina-nos que a doação e a generosidade são virtudes essenciais para a vida cristã e refletem o amor e a compaixão de Deus por todos nós. Como diz a Bíblia em 2 Coríntios 9,7: “Que cada um dê conforme julgar bem na sua consciência. E não chorem aquilo que dão, nem deem de má vontade. Pois quem dá com alegria agrada a Deus.” 

Neste espírito de generosidade, apelamos à comunidade para ajudar nas obras de remodelação da Igreja Paroquial de São Julião da Barra. Este é o nosso espaço sagrado, onde nos reunimos para celebrar os sacramentos, fortalecer a nossa fé e encontrar apoio espiritual. A nossa igreja não é apenas um edifício; é a nossa casa, um lugar de encontro, de oração e de partilha.

As obras de remodelação são essenciais para garantir que a nossa igreja continue a ser um lugar acolhedor e seguro para todos. A renovação das instalações permitirá melhorar o ambiente das celebrações, facilitar o acesso e a participação de todos, e preservar este património para as futuras gerações. Além disso, com uma igreja renovada, poderemos ampliar as nossas atividades pastorais e sociais, apoiando ainda mais os fiéis e promovendo a educação religiosa e a integração comunitária.

O apoio de cada um de nós é crucial. As doações fazem uma diferença significativa, permitindo que estas obras avancem e sejam concluídas com sucesso. Ao contribuir para a remodelação da Igreja de São Julião da Barra, estamos a investir no futuro da nossa comunidade, a garantir que teremos um espaço digno para as nossas celebrações e a demonstrar a nossa gratidão a Deus pelas Suas bênçãos.

Convidamos todos a participar nesta importante missão!

Como podemos ajudar?

A igreja de São Julião da Barra foi concluída em 1991, sendo da autoria de Jorge Viana, que procurou que a sua construção tivesse custos reduzidos. Passados 33 anos, são visíveis várias patologias. Entre elas contam-se infiltrações de águas pluviais pela cobertura, coberturas do teto em chapas de fibrocimento, necessidade de pintura interior da igreja, ausência de conforto térmico (demasiado frio no inverno, quente no verão) necessidade de cumprir as exigências do SCIE, dar resposta ao auto de vistoria da CMO de 2018. Tendo em conta a idade da Igreja e os problemas atuais urge fazer obras.

A nossa paróquia vive das ofertas dos seus paroquianos e para poder concretizar o sonho de uma igreja reabilitada, tem que continuar a receber toda a ajuda possível e, por isso, solicitamos a vossa enorme generosidade. Pode fazer a sua transferência para a conta da CGD da nossa Paróquia, mencionando “obras”:

IBAN - pt 50 0035 0454 0000 2902 0305 7

Todos os donativos para as obras das igrejas dão direito a um recibo para dedução fiscal. Precisaremos apenas dos seus dados (nome, morada e número de contribuinte). Muito obrigado!

Âmbito da intervenção

A intervenção da Igreja São Julião da Barra, a que este projeto procura dar resposta, pretende resolver primordialmente as diversas patologias construtivas que o edifício vai apresentando ao longo do tempo, bem como reformular o espaço interior adaptando-o a novas necessidades e funcionalidades, desde espaço litúrgico até à sacristia e núcleo da direção. Identificam-se diversas fragilidades que advêm das opções construtivas iniciais de carácter pragmático e de baixo custo, nomeadamente vulnerabilidades de impermeabilização e drenagens; desconforto térmicos e acústicos que têm particular impacto no propósito a que o edifício que destina.

A versão de estudo prévio indica caminhos de intervenção racionais do ponto de vista de adequação dos meios financeiros, mas também busca um espírito sustentável espelhada em soluções robustas e consistentes que permitam um baixo custo de manutenção e que resistam à evolução da construção.

A oportunidade de intervenção leva-nos necessariamente à atualização / modernização de alguns aspetos estéticos e artísticos, alinhados com as orientações do Concílio Vaticano II; mas também modernização de aspetos técnicos como a integração de novo sistema audiovisual e iluminação; e por fim em aspetos legais dando cumprimento a algumas exigências regulamentares como o regulamento de segurança contra incêndios.

Apresentação das obras de remodelação da igreja paroquial de São Julião da Barra

ILUMINAÇÃO DA IGREJA APÓS AS OBRAS DE REMODELAÇÃO