Mapa Anual de Contas
Mapa Anual de Contas
Das paróquias de Nova Oeiras de São Julião da Barra
APRESENTAÇÃO DAS CONTAS 2023
1. No site da Unidade Pastoral, no boletim online, no acolhimento e nos expositores das igrejas, está disponível, para consulta, o mapa anual da despesa e receitas das paróquias relativo ao ano de 2023.
2. Queremos introduzir a côngrua ou contribuição paroquial, uma prática comum nas paróquias de Portugal. Esta iniciativa procura ser um sinal de pertença à comunidade, de compromisso e de corresponsabilidade eclesial. Era muito importante que as pessoas, singularmente ou em família, ajudassem as paróquias, com algum donativo anual, a fim de que possam cumprir a sua missão, prover às suas despesas de funcionamento e ajudar os que mais precisam.
3. Se conseguíssemos envolver ainda mais pessoas nos ofertórios das missas, poderíamos dar novo impulso e novo sentido à partilha dos bens. O ofertório é parte essencial da Eucaristia. Nele cada um agradece e reconhece a Deus tudo o que recebe e contribui para a missão da Igreja. Sejamos mais a dar e, se possível, dêmos um pouco mais.
4. Temos projetadas obras para as duas paróquias. Com a aprovação do Patriarcado e o apoio financeiro da Câmara Municipal de Oeiras, poderemos avançar com as obras:
4.1. Em Nova Oeiras, são necessárias obras relativas à segurança, esgotos e remodelação dos espaços do Centro Social para obtenção da licença de utilização. Precisamos também fazer obras de substituição do espaço relativas ao apoio social e banco alimentar. Em 2022 fez-se a pintura exterior do salão e casa paroquial. Falta o centro pastoral. Também se resolveu o problema da perfuração nos canos. Também o salão paroquial está a precisar novamente de pequenas reparações e do arranjo do ar condicionado.
4.2. São Julião precisa de obras de obras emergenciais (remoção do amianto), de segurança do edifício, de aumento do conforto (térmico e acústico) e de renovação arquitetural. Esta renovação mais profunda implicará remodelação dos espaços existentes. Esta remodelação, aprovada pelo Conselho Económico, Conselho Pastoral e pelo Patriarcado, já tinha sido publicamente anunciada em abril do ano passado, na apresentação das contas de 2022. Não sabemos se será possível, mas gostaríamos de começar a obra ainda este verão.
5. A paróquia de Nova Oeiras continua a suportar os custos com os seguros patrimoniais, para além da água, luz e gás do Centro Social Paroquial (também porque não tem apoio da Segurança Social). O Centro Social Paroquial de São Julião da Barra paga todas as suas despesas.
6. Este ano não houve aumento da remuneração dos sacerdotes, com nomeação pelo Patriarcado, em 832,30 € mensais, por catorze meses, sujeita a desconto de 7,6%, como beneficiário, para a Segurança Social, e ao desconto de 4,91%, sobre a remuneração bruta, em sede de IRS.
7. Agradecemos a colaboração de todos, na certeza de que queremos construir, uma Igreja pobre e para os pobres, como tanto nos pede o Papa Francisco. Naturalmente que uma Igreja assim, precisa de recursos, de meios humanos e financeiros, para poder ir ao encontro de quem mais precisa, na sua miséria material, moral ou espiritual. Todas estas categorias carecem de resposta concreta, de atenção pastoral e de cuidado espiritual.
8. Já pensaste no contributo que a tua presença, a tua participação, a tua ajuda económica, podia dar à vida pastoral da tua Paróquia? Já o fazes? Muito obrigado. Não o fizeste nunca? Deixaste de o fazer? Podes sempre começar ou recomeçar. Lembra-te: Quem bem faz, para si o faz!
De coração, agradecemos a quem dá com alegria, a quem recebe com humildade, a quem partilha o que tem de si e de seu, para tornar a Igreja comunidade viva para a glória de Deus.
O Pároco
Pe. Nuno Westwood
12 de março de 2024