Liturgia – Nova Oeiras

LITURGIA

Nova Oeiras

Acólitos

Um grupo de acólitos, bem formado, é um testemunho de beleza e de comunicação que incita e promove a participação da assembleia, na comunhão de um só corpo e de um só espírito. Além disso, um grupo de Acólitos tem uma função altamente pedagógica: a simples presença de acólitos no espaço do presbitério, à volta do evangelho ou do altar, é como que uma figuração visual, viva e expressiva, como que um espelho, de toda a comunidade, atenta, presente e activa, de corpo e espírito, no Mistério celebrado.

Leitores

Um Ministério Litúrgico de grande importância para que a Palavra de Deus possa ser proclamada com toda a clareza e dignidade.

Zeladoras

Zelam pela apresentação da igreja e do altar para que estejam sempre cuidados e com a decoração própria do tempo litúrgico. Realizam as suas tarefas com muita dedicação e atenção, mas também com alegria e amor.

Ministros Extraordinários da Comunhão

O MEC define-se como ministério extraordinário e deve ser exercido desse modo, isto é, em comunhão com os ministros ordinários e só quando for necessário. Nas dioceses portuguesas, a duração deste ministério é de três anos. Este período pode prolongar-se por recondução. Este serviço a Cristo presente na Eucaristia implica uma dedicação especial, uma consciência fina e um zelo solícito, a fim de que o culto eucarístico se assente e desenvolva na sua comunidade. Contudo, a espiritualidade eucarística não é apenas participação na Missa e devoção ao Santíssimo Sacramento; mas abraça a vida inteira. O ministro da comunhão, encontrando na Eucaristia o centro da sua vida, testemunha aos outros o segredo da sua alegria e mostra-o, também, no zelo que exibe pela Casa do Senhor, aberta e acolhedora a todos. Mas poder-se-á ir mais longe, promovendo, por exemplo, a oração comunitária e outras formas de aproximação e encontro com o Senhor.