História da Paróquia de Santo António de Nova Oeiras

História da

Paróquia de Santo António de Nova Oeiras

A 17 de dezembro de 1982 é publicado o decreto do Patriarca que constitui o Vicariato Paroquial de Nova Oeiras, que terá como padroeiro Santo António de Lisboa, a partir de 2 de fevereiro de 1983 (festa de Nossa Senhora da Purificação, padroeira da paróquia de Oeiras) (vd. doc., p. 31).

O nome de Santo António como padroeiro terá sido aprovado num plenário de moradores, e, tal como é referido no próprio decreto, foi sugerido pelo facto de existir, na Estrada de Santo António a Capela de Santo António e a estação dos correios ser também de Santo António.

A área geográfica do novo vicariato incluía Nova Oeiras e as Quintas do Marquês e das Palmeiras, limitado pela linha férrea, ribeira da Lage, Estação Agronómica, Sassoeiros, Quinta do Barão e Avenida D. José I (extremos de Carcavelos).

A Paróquia de Santo António de Nova Oeiras foi constituída a 14 de abril de 1991 e forma, com a Paróquia de São Julião da Barra, uma Unidade Pastoral com o mesmo pároco e diácono ao serviço das duas comunidades. Tem uma igreja, um centro pastoral, um centro social, um salão polivalente e duas capelas funerárias.

A paróquia de Nova Oeiras procura ser uma casa acolhedora onde a comunidade, em família, transformada pelo Espírito Santo, ama, reza, vive e serve como discípulos de Jesus e missionários do Evangelho.

Conta com uma população de cerca de 8.500 habitantes, sendo cerca de 3.500 pessoas com mais de 65 anos.