A exposição “Kakure Kirishitan – Cristãos Ocultos” patente em Nova Oeiras durante a Quaresma

A partir de 5 de março, a igreja de Nova Oeiras acolhe a exposição “Kakure Kirishitan – Cristãos Ocultos”, uma fotogaleria que documenta a perseguição aos cristãos japoneses ao longo de mais de dois séculos, durante o período Tokugawa.

Através de imagens profundamente evocativas, a exposição, que esteve antes na Biblioteca Universitária João Paulo II da Universidade Católica, em Lisboa, revela a vida dos cristãos clandestinos no Japão, os sinais ocultos da sua devoção e a sua influência na cultura religiosa do país.

Tatsuo Shirahama, presidente da Fundação Yumenosya, entidade promotora da exposição, destaca que estas imagens permitem “compreender a profundidade da fé destes crentes, que mesmo sob grande perseguição, encontravam na oração a sua esperança e força”.

D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, destaca que esta vivência da fé cristã no Japão, marcada pela clandestinidade, remete para o espírito missionário de Portugal, que, mesmo em tempos de grande dificuldade, nunca abandonou a fé e o compromisso com a verdade do Evangelho. “Quantos não são aqueles que vivem o cristianismo, vivem o evangelho, mas de uma forma tão discreta e nada oficial, os seus nomes não constam em nenhum registo oficial de paróquias ou de dioceses”.

No contexto do Jubileu, esta pequena exposição convida-nos a refletir sobre a esperança inabalável que sustentou os cristãos do Japão ao longo da história e proporciona-nos um encontro com a memória, a coragem e a promessa de um futuro onde a esperança nunca se apaga.

Promovida pela Comissão da Cultura da Vigararia de Oeiras, a exposição estará patente na igreja de Nova Oeiras até ao dia 9 de abril de 2025.

HORÁRIO | IGREJA DE NOVA OEIRAS

5 de março a 9 de abril

  • Segunda a sexta: das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00
  • Sábado: das 10:00 às 13:00 e das 18:00 às 19:00
  • Domingo: das 10:00 às 12:00 e das 18:00 às 19:00

9 de abril: Participa da Conferência com o Pe. João Caniço